segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Viação Cometa Marcopolo Paradiso 1800 DD Scania k-420


Viação Cometa S.A. é uma das empresas de ônibus rodoviários mais tradicionais doBrasil.
Possui linhas de São Paulo para o interior do mesmo estado, além de linhas interestaduais para PR, RJ e MG. A linha mais tradicional, São Paulo/Rio de Janeiro, foi encampada em 2002 pela Expresso do Sul, uma empresa semi-coligada do novo grupo controlador da Cometa: Grupo JCA. A aquisição começou em dezembro de 2001 e, além de mudanças nas linhas, resultou numa mudança total na imagem da companhia, onde foram modificados desde os escritórios administrativos da empresa, programação visual incluindo toda a frota, materiais impressos e uniformes, até a logotipia, que passou a contar com novas cores mais vivas, nova grafia do nome COMETA e a foto do Cometa Halle Bopp. O grupo não comprou a fábrica de carrocerias que pertencia ao antigo controlador da companhia, a CMA (Cia. Manufatureira Auxiliar)Posted by Picasa

A história da Viação Cometa começa em 1937. O aviador italiano Comendador Tito Mascioli decidiu morar no Brasil definitivamente após chegar ao país pela primeira vez tripulando uma esquadrilha composta por 14 aviões Savoia-Marchetti S.55 da Aeronáutica Italiana. Ele se tornou cunhado do agrimensor Arthur Brandi que, em 1937, fez um loteamento na região do bairro do Jabaquara, na zona Sul de São Paulo. A distância da região central de São Paulo impediu um sucesso maior das vendas. Então, Mascioli decidiu, através de concessão pública, criar uma linha de ônibus urbanos entre o Jabaquara e a Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. A empresa inicialmente se chamava Auto Viação Jabaquara S.A. O empreendimento do ramo de transporte foi até melhor sucedido que o do ramo imobiliário. A Auto Viação Jabaquara chegou a ser responsável por quase a metade de todo o transporte coletivo da cidade de São Paulo. Em 9 de março de1947 foi criada a CMTC - Companhia Municipal de Transportes Coletivos, que acabou pegando as linhas da Auto Viação Jabaquara. Mesmo Mascioli trabalhando como Tesoureiro na CMTC, ele não recebeu indenizações pelas linhas de ônibus apropriadas pela empresa pública. No mesmo ano, ele comprou uma empresa de ônibus existente desde 1943, a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda, e em 07 de maio de 1948, o nome da companhia foi mudado para VIAÇÃO COMETA S.A., inspirados na logomarca da Auto Viação São Paulo - Santos Ltda, um Cometa em forma de estrela cadente.
Em 1950, iniciava atuação no transporte coletivo da cidade de Campinas, interior de São Paulo, operando sob seu próprio nome - Viação Cometa S.A., e a partir de 1956, com a aquisição das linhas da Viação Lira, através da subsidiária C.C.T.C. (Companhia Campineira de Transporte Coletivo). A empresa teve atuação nas principais linhas da cidade, sendo inclusive a encerrante da operação dos bondes na metrópole do interior paulista. Deixou as operações em Campinas em 1988, com média de 1200 funcionários, e suas linhas foram divididas, após concorrência pública, entre VCG - Viação Campos Gerais, TUCA - Transportes Urbanos Campinas, e VBTU - Viação Bonavita de Transporte Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário